Identificando seu Avatar para o Facebook

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Você sabia que o Facebook é o site mais acessado no mundo?

Com esta simples informação empresas e profissionais em todo o planeta estão aprendendo a não ignorar o quanto esta rede social pode ser uma ferramenta determinante para o sucesso comercial de seus produtos e serviços.

O que acontece com frequência é o mal aproveitamento desta poderosa ferramenta para negócios, na maioria das vezes por falta de informação, experiência e prática ao utilizá-la.

Neste artigo quero destacar o que chamo de Primeiro Passo para planejar a inserção e/ou otimização da Sua Empresa dentro do Facebook, e que você possa usá-lo da melhor forma possível e de acordo com as necessidades do seu negócio e os desejos dos seus clientes.

A maioria das empresas criam suas Fan Pages, postam apenas fotos de seus produtos, queimam milhares de reais em Anúncios Pagos ( Facebook Ads ), e na maioria das vezes para conseguir mais fãs. Não conseguem ver retorno ou resultados em vendas em sua ações e isso acontece porque a maioria das empresas e profissionais não fazem um planejamento estratégico de Marketing Digital e não definem qual é o seu AVATAR.

Mas o que é AVATAR?

AVATAR é um nome que daremos ao seu possível cliente. Isso mesmo, eu disse possível, porque quem “curte” sua página não necessariamente compra de você, e é aí que está o grande desafio das empresas em suas ações de marketing no Facebook.

E por falar em “Curtir”, existem milhares de empresas no Brasil que chega a ter 10, 20 ou 50 mil Fãs em suas páginas e mesmo assim reclamam que não vendem mais usando o Facebook.

Mas agora eu vou explicar porque este fenômeno acontece:
  Uma Fan Page que tem muitos Fãs ou Curtidores não é garantia de resultados em vendas.
Vendas através do Facebook só acontecem com uma estratégia de Marketing Digital inteligente e bem elaborada. Por isso sempre alerto meus clientes a não se iludirem com numero de curtidores.
“Empresas precisam de vendas, de faturamento e não de “meras” curtidas em seus posts e páginas.

Mas voltando a falar do AVATAR…

O primeiro passo para entrar no Facebook e fazer negócios é definir bem quem é o seu AVATAR. Qual o seu sexo, idade, classe social, hábitos, medos, desejos e interesses.

Depois de definido o  AVATAR, devemos criar o perfil de uma pessoa imaginária, e então começamos a ter uma ideia bem mais clara para usar o Facebook e impactar esta pessoa, com a mensagem certa e o conteúdo ideal para se relacionar com ela.

Para você entendermos melhor, aqui vai um exemplo:

Imagine que o AVATAR da sua empresa foi definido, e ele é assim:

• Mulher
• Se chama Helena ( vc pode dar um nome a seu Avatar, para se tornar mais real )
• 32 anos
• professora
• trabalha o dia todo
• renda de R$ 2.000,00 mensais
• casada com um bancário
• tem um filhinha de 2 anos
• se preocupa em estar sempre perfumada e com a pele hidratada
• gosta de se vestir bem, gastando pouco
gosta de se encontrar com os amigos em jantares aos finais de semana
viaja de férias para a praia todo mês de janeiro.
• leva sua filha ao shopping aos domingos
• acessa a internet entre 21:00h e 22:30h durante a semana.

Você já percebeu como o jogo no Facebook fica mais interessante agora?

Se você tem estas informações, será que já seria possível Postar um Conteúdo Direcionado para Helena, no horário certo?
E seria possível definir sua campanhas de Facebook Ads direcionada para pessoas como Helena e não gastar mais que o necessário?

Se a sua resposta foi “SIM”, bem-vindo ao mundo de negócios do Facebook.

Definir o AVATAR da sua empresa é o início de um trabalho de resultados com estratégias que vão garantir o sucesso dos seus negócios usando o Facebook Marketing.


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